quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Festival Internacional de Artes Cênicas - Jeremias, O Profeta da Chuva

Texto e direção: Adelice Souza

A peça “Jeremias, o profeta da chuva”, participante do Festival de Artes Cênicas, trata sobre a sabedoria popular dos homens do sertão, que prevêem a partir da natureza as condições temporais. No cenário há quadros de santos, velas, palhas e vários outros elementos que remetem a cultura popular.É bem um clima de sertão mesmo, a impressão de calor, do ar seco.

Confesso que o enredo não muito me prendeu, observava mais a expressão dos atores, o figurino e o cenário do que de fato a história. As cenas são bem separadas, definidas e parece muito familiar o clima que os atores passam. É algo forte, intenso e rude, conseguindo trazer o clima do palco pra platéia.

Por outros filmes e livros que já vi, algo me faltou de mais profundo na efetiva história deste povo sertanejo, mostrando mais a angustia das pessoas em relação a chuva do que o profeta de fato.Faltou mais critica, mais denúncia, o que tornou o espetáculo apenas um retrato, com pouca função social e reivindicativa.

Mas, a peça ainda vale pela montagem, pelo cenário, pelos atores expressivos e pelo clima que consegue passar pra quem está na frente do palco. Talvez o próprio espaço tenha limitado a performance, que pode ser melhorada usando como base o que já foi apresentado nesta montagem.

Camila Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário