Documentário “Herbert de Perto”
Direção: Pedro Bronz e Roberto Berliner
Roteiro: Pedro Bronz e Roberto Berliner
Elenco: Herbert Vianna, Bi Ribeiro, João Barone, Gilberto Gil, Dado Villa-Lobos
O documentário Herbert de Perto, parte da programação do Festival de Cinema, traz a trajetória de um dos músicos mais surpreendentes e talentosos do Brasil de forma quase invasiva de tão intima, audaciosa . O filme mostra os primeiros clipes da banda Paralamas do Sucesso, situações inusitadas, curiosidades sobre seus integrantes e um momento marcante: o show no Rock’n Rio, onde de fato a banda se consagrou no cenário musical brasileiro.
Há trechos que chamam atenção no documentário. Um deles, entre os depoimentos, é quando a mãe de Herbert fala sobre o dia que disse ao filho que o baterista, Vital, não deixaria a banda ir adiante. Nesse trecho e em outros, fica evidente a relação interdependente do músico com a mãe, que foi alicerce na criação e na consolidação do grupo.
Outras passagens, talvez as que mais prendem a atenção do público, é quando o Herbert atual se encontra com o Herbert imaturo e quase inocente do passado, e vê esse “eu” passar por muitas poucas e boas na vida pra chegar onde. Na reação do músico há curiosidade, indignação, nostalgia.
Como momento marcante, não poderia deixar de sê-lo, o acidente que Herbert sofreu em 2001, na sua casa
É interessante ver ao longo do filme a evolução musical, física e intelectual do grupo. Junto com as tecnologias que naturalmente aumentaram ao longo dos anos, o trio conseguiu manter uma linha musical acompanhando tudo isso. O repertório nunca deixou de ser atual, diverso e bem elaborado. Os fãs de Paralamas se renovam junto com a banda, o que é mais encantador ainda.
Na sessão, é nítida a sensação de que ali não se encontram só fãs da banda carioca, mas pessoas curiosas sobre a história de superação do músico e do grupo que marcou a história da música brasileira e até hoje inspira gerações . Ao sair do documentário, o mínimo que se leva é a certeza de que com vontade, força e companheirismo qualquer barreira se miniminiza.
Camila Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário